• 24 JAN 16

    Dermatologia

    A Dermatologia é a especialidade médico-cirúrgica dedicada ao estudo e tratamento das doenças da pele e dos seus anexos, cabelo/pelo e unhas. Sendo o maior órgão do corpo humano, aliado ao facto de ser reflexo de múltiplas doenças internas e sujeita à constante agressão ambiental externa, não admira que as doenças que afectam a pele sejam frequentes e tenham múltiplas formas de apresentação, atingindo todas as faixas etárias, dos recém-nascidos aos mais idosos.



    Dentro das várias áreas abrangidas pela Dermatologia, destaca-se pela sua frequência crescente a oncologia cutânea, isto é, a prevenção e o tratamento do cancro da pele, com especial ênfase para a Dermatoscopia (técnica que permite avaliar em maior ampliação e profundidade os “sinais” e lesões pigmentadas), que permite não só fazer uma vigilância activa e segura dos “sinais” mas também o diagnóstico precoce do cancro da pele, isto é, fazer o diagnóstico nas fases iniciais.

    A Dermocosmética e o Rejuvenescimento Cutâneo têm especial impacto na sociedade dos dias de hoje, dada a crescente preocupação com a imagem e com a manutenção de uma pele com aspecto jovem e natural, bem como devido ao seu impacto no bem estar de cada um. O tratamento de rugas, pele envelhecida e sem elasticidade, flacidez, cicatrizes, estrias, manchas, rosácea, malformações vasculares, hiperhidrose axilar/transpiração excessiva (…) pode ser conseguido através de várias técnicas: peeling, microneedling com factores de crescimento e vitaminas, injecção de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurónico (fillers), skinboosters, lasers (…). É sempre realizada uma cuidadosa avaliação inicial, sendo os tratamentos direccionados a cada problema particular e individualizados de acordo com o tipo de pele.

    A Tricologia dedica-se às doenças do cabelo e do pelo. Actualmente, a dermatoscopia aplicada a estas patologias (tricoscopia) é uma técnica com especial importância no correcto diagnóstico das diferentes doenças do cabelo e, em particular, das alopecias (queda de cabelo). De acordo com cada problema é elaborado um plano de tratamento individual, que pode ir desde medicação tópica ou oral a técnicas especializadas minimamente invasivas, como o microneedling com administração de factores de crescimento, com a obtenção de resultados excelentes na recuperação capilar.

    A Cirurgia Dermatológica, seja por motivos oncológicos ou estéticos, tem hoje em dia disponíveis técnicas que asseguram resultados cosméticos excelentes.

    Outras áreas de diferenciação, não menos importantes, são a Dermatologia Pediátrica, a Alergologia Cutânea, a Patologia Ungueal, Doenças Auto-imunes e a Dermatologia Geral, com especial destaque para o diagnóstico e tratamento do acne, rosácea, psoríase, eczemas, urticária, (…).

    Especialista: Dra.Teresa Pinto de Almeida.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress