• 14 NOV 16
    Stress (psicológico) e o baço (corpo físico): Novo estudo mostra relação entre os dois

    Stress (psicológico) e o baço (corpo físico): Novo estudo mostra relação entre os dois

    Estudo revela o papel do baço na ansiedade prolongada após o stress

    Daniel McKim, numa investigação da Ohio State University (EUA), evidencia que as células imunológicas no baço podem contribuir para a ansiedade crónica após o stress psicológico.

    Os resultados obtidos enfatizam a possibilidade de que o sistema imunológico representa um novo alvo terapêutico para o tratamento de condições de saúde mental. Sabemos agora que o stress parece estimular a libertação de células-tronco da medula óssea para o baço, onde se desenvolvem em glóbulos brancos, ou monócitos, e se expandem ao longo do tempo, defende Godbout. Então o baço torna-se um reservatório de células inflamatórias. Sheridan defende ainda que o baço é agora entendido como sendo parte integrante da sensibilização que acontece após stress prolongado em ratos, levando à ansiedade e outros problemas cognitivos no caminho. “É como uma memória de stress”, defende Godbout.

    Vemos assim evidenciada, mais uma vez, a relação entre mente e corpo. A psicoterapia muda a arquitectura neurológica, em termos de comunicação neuronal (novos pensamentos, novas emoções e novos comportamentos), associado ao desporto regular, que ajuda a diminuir as hormonas do stress na corrente sanguínea (cortisol).

    A equipa de Psicólogos Clínicos/ Psicoterapeutas e Médicos Psiquatras da Clínica EME SAÚDE apoiam esta mensagem.

    Para mais informações, consulte – http://medicalxpress.com/news/2016-11-reveals-role-spleen-prolonged-anxiety.html

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress